quinta-feira, 30 de outubro de 2008

primeiro dia de enologia...



Ahhhhhhh, que dia feliz!

Pois é, people! Esse é o meu primeiro post meio alterada... kkkkkkk

Brincadeirinha!!!

Hoje tive o primeiro dia do módulo de Enologia e acho que descobri um campo muuuuuuuito legal de trabalho!



Para quem ainda não sabe do assunto, algumas nomenclaturas importantes, chupinhadas do site da ABE:

O que é enologia?
Enologia é a ciência que estuda todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento etc...

O que é Enólogo?
Indivíduo que tem conhecimentos de enologia; formado em faculdade de enologia.
O enólogo é um profissional com características definidas, dentro do perfil ocupacional da indústria, voltado acentuadamente para as tarefas de coordenação, supervisão e execução. Sendo este o responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final,(vinificação, estabilização, envelhecimento, engarrafamento, controle de qualidade, análise química, análise sensorial dos vinhos, conhecimentos sobre viticultura, marketing do vinho, vendas etc...).

O que é enófilo? - Ei, atenção! ENÓfilo, não PEDÓfilo! Não vamos confundir...
Apreciador e estudioso de vinhos (ou amante), aquele que se dedica profissionalmente ou por prazer a estudar o maravilhoso mundo dos vinhos.
Enófilo é diferente de Enólogo, devido ao fato de que o Enólogo é um graduado que cuida da elaboração de vinhos, sendo que o enófilo é apenas um apreciador, e não pode elaborar vinhos.

O que é Sommelier?
É um profissional especializado conhecedor de vinhos e todos os assuntos relacionados ao serviço deste. O sommelier trabalha em restaurantes e lojas de vinhos, elaborando carta de vinhos, orientando os clientes a respeito da melhor escolha para acompanhar os alimentos escolhidos, além de cuidar da compra, armazenamento e rotação de adegas.

Após esclarecimentos importantes, a aula.


O professor Armando começou falando da vinificação, do tanino presente nos vinhos tintos, dos ácidos 100% naturais. Depois falou das pessoas envolvidas na fabricação do vinho: engenheiro agrônomo, , enólogo, sommelier e o enófilo(categoria em que me enquadro). Falou da história - poxa, são 8000 anos de vinho!!!!! Dos panoramas, da produção e consumo - onde a França e a Itália estão numa disputa acirradíssima.

O professor falou uma coisa que achei legal: vinho é tão habitual quanto arroz com feijão! Lógico que nossa cultura não é essa. Mas pense você que vinho na França e na Itália é como a cachaça do boteco da esquina da facu - acredite: o da minha ainda não conheci! -.Esse glamour foi dado por nós, habitantes do Novo Mundo e pelos "Nouveau Riche" que adoram glamourizar coisas...

Após o intervalo, a parte importante: a degustação! Não fique aí pensando que a Universidade está incentivando qualquer tipo de vício! É importante conhecer, e conhecer é degustar!!! Começamos com vinhos brancos do Novo Mundo - os novos produtores - Chile e Argentina - e duas uvas - Chardonnay e Sauvignon Blanc -, uvas diferentes para a percepção de contrastes. Porém, antes de tudo, o professor nos passou uma espécie de manual da degustação que, como ainda não absorvi sua essência, explico depois.

Quem acompanha o blog sabe que sou chegada numa historinha. Portanto, dedico o próximo post a esse tema: a história da bebida mais elegante do mundo!!!!

Nenhum comentário: