terça-feira, 23 de setembro de 2008

as várias versões da história do crêpe suzette - MANDE A SUA!!!

historinhas:

Foi apresentado pela primeira vez em 1896, diante do príncipe Eduardo VII, futuro rei de Galles, que, querendo homenagear a jovem que o acompanhava - huuum, ligeira! cadê a mulher do bofe? - , sugeriu que a sobremesa tivesse seu nome: Suzette (apostila da facu). Pro Dudão de Galles, Suzette devia ser doooce... Geralmente, as amantes são doces, né, homens sem-vergonha?

Diz-se que os crêpes suzette foram pela primeira confeccionados por Auguste Escoffier, em honra do rei Eduardo VII da Inglaterra e que este teria batizado com o nome da jovem vendedora de violetas que dele aproximou (wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%AApe_Suzette). Ahã. Sei. Vendedora de violetas? Gostosa, hein, nega?

Agora, a minha versão:

Dudão de Galles levou a teúda para um de seus castelos - ou pra um de seus amigos ou parentes - e fechou-se no quarto dois dias e duas noites. Acordou com muita fome e pediu para que seu criado, Auguste Escoffier, lhe preparasse um brunch - Sim, caros leitores, um simples café da manhã não iria resolver nesse caso - e lá se foi o lacaio atrás de agradar o amo. Lógico que Auguste iria querer fazer uma graça pra ver se a dona também não lhe dava alguma coisa... Ou, então, faria com que os dois se apaixonassem perdidamente para, aí sim, ficar com a titular e deixar aquela vidinha de criado para ser finalmente fidalgo. Como TODA mulher não resiste a um docinho na época de volúpia ou de escassez, e os homens sabem e gostam disso, tratou logo de inventar uma crepe pirofágica com laranjas e grand manier e foi, lindo e faceiro, servir o grand cafe. Na hora em que Dudão de Galles colocou um pedaço daquele manjar dos deuses na boca, disse:






















"Meu Deus! Que gostosa! Como chama?"
Auguste, que não era besta, disse:
"Ainda não tem nome. Pensei em homenagear vossa prometida, a herdeira de Hainault, Filipa. Que tal?"




O príncipe: "Huuuuuummm. Acho que não. Isso é bom demais. Tem gosto de amante. Suzette!" Nessa hora a moçoila até chorou!






Batizado o prato, Dudu Nobre - esse é nobre mesmo! - voltou para casa, casou-se com Filipa de Hainault e teve muitos filhinhos. Fim!

háháhá!













ESPERAREI PELA SUA VERSÃO!

mas vamos abafar o caso por enquanto. estou estudando para minha prova de confeitaria de amanhã.

desejem-me sorte!


beijo!


CRÊPE SUZETTE











Pâte a crêpe

Ingredientes:

150 ml de Leite integral
50 gr de Farinha de trigo
8 gr de Açúcar refinado
15 gr de Manteiga derretida
½ un Ovo
1 pitada de Sal refinado
10 ml de Grand Marnier

Modo de Preparo:
1. Misturar com um batedor - fouet - todos os ingredientes, a manteiga derretida por último.

2. cobrir com filme e descansar pelo menos 30 minutos na geladeira.

3. Em frigideira levemente untada com manteiga, fogo médio, despejar aproximadamente ½ concha de massa, espalhar por toda a frigideira, formando os crêpes. Dourar levemente e então virar, deixando por mais alguns segundos.

4. Virar sobre um prato e reservar.

Calda e finalização

1 un Raspas - casca - de laranja
65 gr Açúcar refinado
200 ml Suco de laranja
1 un Laranja - separada em gomos sem pele, o famoso suprème
30 ml Grand Marnier

Modo de Preparo:
1. Misturar o açúcar com o suco e raspas de laranja. Levar ao fogo até atingir ponto de fio (105º C). Retirar do fogo e acrescentar os gomos de laranja.

2. Numa frigideira aquecer a calda e colocar os crepes dobrados como um triângulo. Flambar no momento de servir e decorar com os gomos de laranja.

Um comentário:

Josy Marmello disse...

Suas historinhas estão bem criativas. Será influência? Bom, só sei que me divirto. Postei algo sobre nossa viagem à Paris. Algum problema? O que está achando do meu blog? me visite mais vezes, você é um arraso!