segunda-feira, 29 de setembro de 2008

laurent suaudeau




Para quem não o conhece:


Laurent Suaudeau, é na atualidade o mais renomado chef de cozinha francesa no Brasil, tendo se notabilizado pela delicadeza de seus pratos, preparados a partir do cruzamento de receitas tradicionais da França, com ingredientes brasileiros.
Cozinheiro de vocação precoce, com pouco mais de vinte anos já trabalhava com o Chef Paul Bocuse, no famoso restaurante “Collonges-au-Mont-d’Or" na França. O mestre, que logo reconheceu o talento do jovem Laurent, convidou-o em dezembro de 1979, para chefiar a cozinha do “Le Saint-Honoré", no Méridien, no Rio de Janeiro.
Em 1986 abre seu próprio restaurante, o “Laurent", chegando a ser considerado logo depois, o melhor restaurante do Rio de Janeiro. Em 1989 ganhou do Governador do Estado do Rio, o Título de Embaixador do Rio de Janeiro, recebendo a medalha de Mérito Internacional.
Em 1991, mudou-se para São Paulo, onde conduziu com grande sucesso a cozinha do “Laurent", freqüentado pelos grandes apreciadores da inigualável cozinha francesa até dezembro de 2000.
Em 1994, fundou a ABAGA (Associação Brasileira da Alta Gastronomia) onde permaneceu por 4 anos como Presidente.
Foi outorgado ao Laurent, pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, Cavaleiro da Ordem do Rio Branco, também em 1997.
Em 14 de julho de 1997, data de aniversário da Revolução Francesa, Laurent foi condecorado pelo Governo Francês como Chevalier de L’Ordre du Mérite Agricole.
Desde 1996, é Presidente de Honra e Organizador da Fispal Gourmet Show, a maior feira de indústria alimentícia da América Latina, realizada anualmente em São Paulo.
Em 2000, pelo 4° ano consecutivo, o Restaurante Laurent da Alameda Jaú, foi eleito pela Revista Veja, o melhor “Restaurante francês da cidade e pela revista Gula, o “Chef do Ano". Foi escolhido por Paul Bocuse para representar seu nome no Brasil.
De maio de 2003 à dezembro de 2004, funcionou o Restaurante Laurent da Alameda Lorena em São Paulo, que fez história; acumulou os principais prêmios da gastronomia: Revista Gula (Chef do Ano de 2003 e Melhor restaurante francês de São Paulo de 2003 e 2004), Revista Veja São Paulo (Chef do Ano de 2003, Melhor sobremesa de São Paulo de 2003 e Melhor restaurante francês de São Paulo de 2003 e 2004) e Guia 4 Rodas (Chef do Ano de 2003 e o restaurante recebe “Três Estrelas", fazendo parte do seleto grupo de cinco restaurantes três-estrelas no Brasil).
Em 2004, Laurent passa a ser Maitre Cuisinier de France, fazendo parte desta organização mundial para os melhores chefs mundiais.
Em outubro de 2004 lançou o Livro “Cartas a um Jovem Chef", dirigido à nova geração de cozinheiros.
Laurent é responsável pela formação de uma nova geração de chefs brasileiros. Mantém a Escola das Artes Culinárias Laurent em São Paulo, que tem como intuito principal o aperfeiçoamento de chefs de cozinha e profissionais da gastronomia; e onde funciona também o Espaço Cultural Laurent, reservado para eventos.
Laurent é Consultor e Assessor de restaurantes.

Dados do wikipedia:


Nascido em Cholet, Vale do Loire, na França, em 1957, o chef Laurent começou cedo, aos 15 anos de idade.
Trabalhou com diversos grandes chefs até conseguir uma vaga no concorrido restaurante de Paul Bocuse. Em 1980 Bocuse lhe ofereceu a oportunidade de trabalhar como chef assistente no "Le Saint Honoré", restaurante do Hotel Méridien do Rio de Janeiro. Ficou desanimado com a qualidade do pessoal de cozinha mas maravilhou-se com os ingredientes típicos do país como o cupuaçu, manga, tucupi entre outros, que o levaram a continuar o trabalho. Em apenas um ano Laurent já era o chef de cozinha do restaurante.
Em 1986 abriu o seu restaurante no Rio de Janeiro, o "Laurent", que imediatamente foi considerado o melhor restaurante do Rio e também o melhor do Brasil pelo Guia Quatro Rodas. Tranferiu-se para São Paulo em 1991 e, em 2000, passou a se dedicar exclusivamente à sua "Escola das Artes Culinárias Laurent". Reabriu o restaurante Laurent em São Paulo que funcionou entre maio de 2003 e dezembro de 2004 e que rapidamente tornou-se referência na cidade.
Laurent adotou o Brasil, casando com a piauiense Sissi com quem tem dois filhos, Janaína e Gregory.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

PATO AO MOLHO BRANCO?

mais uma do www.humortadela.com.br

COISA DE MULHER (!!!)

O marido chega em casa as 18:00 horas e diz à mulher que teria uma reunião às 22:00, mas que ele não iria, pois considerava isto um abuso.
A mulher, preocupada com o marido, convence-o que o trabalho é importante.
O marido então vai tomar um banho para se preparar e pensa:
— Nossa, como foi fácil enganá-la!Como toda mulher, quando o homem entra no banho, ela revista o bolso de seu paletó e encontra um bilhete onde estava escrito:
"Amor, estou esperando por você para comermos um pato ao molho branco. Beijão, Sheila".
Quando o marido sai do banho encontra sua mulher com uma roupa sensual e toda fogosa. O marido não perde tempo e parte para o rala e rola. A mulher lhe dá um trato tão bom que o marido adormece.
Quando vai chegando a hora, a mulher acorda o marido, que não quer mais ir a reunião. Mas novamente ela o convence.
Ao chegar na casa da amante, o marido cansado diz a ela que hoje trabalhou muito e que só iria tomar um banho e descansar um pouco.Como toda mulher, ao entrar no banho revista o bolso de seu paletó, e encontra um bilhete onde estava escrito:
"Querida Sheila, o pato foi, mas o molho branco ficou todo aqui. Beijão, a esposa".

camisetas universitárias

essa tirei lá do www.humortadela.com.br

Tudo começou quando a turma de Direito da faculdade resolveu transformaruma célebre frase em camiseta e ela virou moda no Campus. A turma fez a seguinte frase:"Seu namorado não faz direito? Vem cá que eu faço!"
Aí o pessoal de Medicina resolveu provocar:"Ele pode até fazer direito, mas ninguém conhece seu corpo melhor que eu!"
O pessoal de Administração não deixou por menos:"Não adianta conhecer o corpo e fazer direito se não souber administrar o que tem!"
E a turma de Agronomia mandou esta:"Uns conhecem bem, outros fazem direito, e alguns sabem administrar o que tem, mas plantar a mandioca como nós ninguém consegue!"
E não termina por aí! Depois foi o pessoal de Publicidade:"De que adianta conhecer bem, fazer direito, saber administrar e plantar a mandioca se depois não puder contar pra todo mundo?"
Logo veio a turma da Engenharia participar também da brincadeira:"De que adianta conhecer bem, fazer direito, saber administrar, plantar a mandioca, e poder contar pra todo mundo, se não tiver energia e potência para fazer varias vezes?"
Mas a frase campeã foi realmente a da Economia:"De que adianta conhecer bem, fazer direito, saber administrar, plantar a mandioca, poder contar pra todo mundo, ter energia e potência para fazer várias vezes se mulher gosta mesmo é de dinheiro?"

a INCRÍVEL prova de confeitaria




VIVA SAINT HONORÉ, PADROEIRO DOS CONFEITEIROS!
VIVA CARÊME, O MAIOR DE TODOS ELES!


Fala, criançada!
Hoje tive a tão esperada prova de confeitaria. Adoro esse ramo da gastronomia e da arquitetura, como diria Carême, mas, na boa, não dava mais pra ficar comendo só doces! Apesar de sempre rolar um intercâmbio com o povo da panificação...

Primeiro foi a teórica. A chef nos deu 30 minutos pra fazê-la. Pra quem estudou tava sussa. Foi o meu caso. Não garanto nota máxima, mas vai dar pra passar. O problema foi a prática. Toda vez que tem prova acontece algo comigo... Hoje não. Acho que são as novenas de Santo Expedito e da Nossa Senhora Desatadora dos Nós que tô fazendo... Mas nada disso importa.

Depois da teórica, Kreuza LimaRMotta e eu fomos atrás de bicos perlê 4 e 8. Eu tinha, ela não. O Junior - stewart da facu, esse povo que cuida dos utensílios, sabe? - nos arrumou. Fomos correndo pra cozinha. Ufa! Montar mise en place, conferir utensílios, organizar a bancada e, dada a largada, cada uma foi preparar uma parte da produção. Kelly cuidou da pâte a choux - não corrija meu português! Esse não é patê, desses de presunto. É pâte, do francês, massa. - e eu fui para o CRÈME PÂTISSIÈRE À LA VANILLE. Lindo nome para o famoso creme confeiteiro com baunilha. O melhor de toda a minha vida! Sem gosto de ovo, textura 10, cor, brilho... Ai! Acho que não vai acontecer de novo... Ensacamos a pâte, moldamos no papel manteiga e, na hora de ir pro forno... a assadeira! Não tinha! Peguei a primeira que tava lá. Fui levar pro forno e meu colega fechou a porta. Como pâte a choux é do tipo "não entrou não entra mais"... Fodeu. Tinha gente lá que não queria deixar abrir! A custo, foi aberta. "Olha a temperatura! Tá a 90º! Tá errado!" Sorte. Tiramos todos do forno - o meu, que tava em assadeira errada, troquei - e fomos cuidar da temperatura. Clima tenso, o povo nervoso, o sous chef mais ainda, a chef andando com suas anotações, minhas éclairs em tamanho mini... Nunca me esqueço da prova de Habilidades, a primeira prática. Meu consommé turvou. Chorei. Achei que minha carreira gastronômica estava maculada... Depois vi que não. Lugar de erros e acertos é na escola! Por isso me prometi ficar de boa hoje. Mesmo que tudo desse errado. Apesar do tamanho fora do padrão e do fondant líquido demais, tiramos 7. Tá ótimo! Pena que fomos culpadas pela nota de alguns amigos que acham que suas éclairs não deram certo por causa da temperatura do forno... Não me culpo. Estava atrás do menino falando "Não fecha! Não fecha!" quando ele não ouviu e fechou. Como disse a pouco, NADA DISSO IMPORTA!
O importante mesmo é que a chef nos disse que pâte a choux é teste prático pra confeiteiro e que ela já reprovou possíveis professores da facu por terem errado essa massinha abençoada. A nossa tava filé!


E, pra quem gosta de éclair, a receita!



DETALHE: ao invés de rechear a massa com crème pâtissière, use DOCE DE LEITE e transforme-a em uma BOMBA!!!


ECLAIRS DE CREME




Pâte a choux(massa)











Ingredientes:

125 ml Água
125 ml Leite longa vida integral
100 gr Manteiga integral sem sal
1 gr Sal refinado
1 gr Açúcar refinado
110 gr Farinha de trigo especial
4 un Ovos tipo extra


Modo de Preparo:
1. Ferver o leite, a água, a manteiga o açúcar e o sal;
2. Acrescentar a farinha de trigo peneirada de uma só vez, mexer bem e cozinhar por alguns minutos até que a mistura se desprenda do fundo da panela;
3. Transferir a massa para a batedeira e, com a raquete, bater até resfriar;
4. Acrescentar os ovos, um a um, até obter uma massa lisa, homogênea e brilhante;
5. Colocar no saco de confeitar com um bico perlê nº 8 e moldar as éclairs sobre um silpat ou papel manteiga e uma assadeira;
6. Levar ao forno a 200ºC por cerca de 10 minutos ou até que estejam crescidas e douradas;
7. Reduzir para 180ºC e aguardar mais uns 15 minutos ou até que estejam assadas;
8. Resfriar sobre grelha.

Crème Pâtissière a la Vanille

Ingredientes:
250 ml Leite longa vida integral
25 gr Manteiga integral sem sal
60 gr Açúcar refinado
1/3 un Vagem de baunilha (se não tiver - uma fava custa R$ 20,00! - use a essência COM MODERAÇÃO!)
4 un Gemas
20 gr Amido de milho

Modo de Preparo:
1. Ferver o leite com a fava de baunilha aberta, metade do açúcar e a manteiga;
2. À parte, fazer um liaison: bater ligeiramente as gemas (peneiradas) com um pouco de leite reservado, o amido de milho e o restante do açúcar;
3. Temperar a mistura de gemas com parte do leite fervente, voltar ao fogo e cozinhar até engrossar, mexendo sempre;
4. Resfriar em banho-maria de gelo, coberto com filme plástico.

Seqüência da Montagem
1. Colocar o crème Pâtissière num saco de confeitar utilizando um bico perlê nº 4.
2. Furar as eclairs nas duas extremidades e recheá-las. Reservar.

A receita da facu pede pra banhar um lado com fondant industrializado. Se não tiver, não esquenta a moringa! Faça com chocolate, geléia, sei lá! Em casa PODE!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

as várias versões da história do crêpe suzette - MANDE A SUA!!!

historinhas:

Foi apresentado pela primeira vez em 1896, diante do príncipe Eduardo VII, futuro rei de Galles, que, querendo homenagear a jovem que o acompanhava - huuum, ligeira! cadê a mulher do bofe? - , sugeriu que a sobremesa tivesse seu nome: Suzette (apostila da facu). Pro Dudão de Galles, Suzette devia ser doooce... Geralmente, as amantes são doces, né, homens sem-vergonha?

Diz-se que os crêpes suzette foram pela primeira confeccionados por Auguste Escoffier, em honra do rei Eduardo VII da Inglaterra e que este teria batizado com o nome da jovem vendedora de violetas que dele aproximou (wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%AApe_Suzette). Ahã. Sei. Vendedora de violetas? Gostosa, hein, nega?

Agora, a minha versão:

Dudão de Galles levou a teúda para um de seus castelos - ou pra um de seus amigos ou parentes - e fechou-se no quarto dois dias e duas noites. Acordou com muita fome e pediu para que seu criado, Auguste Escoffier, lhe preparasse um brunch - Sim, caros leitores, um simples café da manhã não iria resolver nesse caso - e lá se foi o lacaio atrás de agradar o amo. Lógico que Auguste iria querer fazer uma graça pra ver se a dona também não lhe dava alguma coisa... Ou, então, faria com que os dois se apaixonassem perdidamente para, aí sim, ficar com a titular e deixar aquela vidinha de criado para ser finalmente fidalgo. Como TODA mulher não resiste a um docinho na época de volúpia ou de escassez, e os homens sabem e gostam disso, tratou logo de inventar uma crepe pirofágica com laranjas e grand manier e foi, lindo e faceiro, servir o grand cafe. Na hora em que Dudão de Galles colocou um pedaço daquele manjar dos deuses na boca, disse:






















"Meu Deus! Que gostosa! Como chama?"
Auguste, que não era besta, disse:
"Ainda não tem nome. Pensei em homenagear vossa prometida, a herdeira de Hainault, Filipa. Que tal?"




O príncipe: "Huuuuuummm. Acho que não. Isso é bom demais. Tem gosto de amante. Suzette!" Nessa hora a moçoila até chorou!






Batizado o prato, Dudu Nobre - esse é nobre mesmo! - voltou para casa, casou-se com Filipa de Hainault e teve muitos filhinhos. Fim!

háháhá!













ESPERAREI PELA SUA VERSÃO!

mas vamos abafar o caso por enquanto. estou estudando para minha prova de confeitaria de amanhã.

desejem-me sorte!


beijo!


CRÊPE SUZETTE











Pâte a crêpe

Ingredientes:

150 ml de Leite integral
50 gr de Farinha de trigo
8 gr de Açúcar refinado
15 gr de Manteiga derretida
½ un Ovo
1 pitada de Sal refinado
10 ml de Grand Marnier

Modo de Preparo:
1. Misturar com um batedor - fouet - todos os ingredientes, a manteiga derretida por último.

2. cobrir com filme e descansar pelo menos 30 minutos na geladeira.

3. Em frigideira levemente untada com manteiga, fogo médio, despejar aproximadamente ½ concha de massa, espalhar por toda a frigideira, formando os crêpes. Dourar levemente e então virar, deixando por mais alguns segundos.

4. Virar sobre um prato e reservar.

Calda e finalização

1 un Raspas - casca - de laranja
65 gr Açúcar refinado
200 ml Suco de laranja
1 un Laranja - separada em gomos sem pele, o famoso suprème
30 ml Grand Marnier

Modo de Preparo:
1. Misturar o açúcar com o suco e raspas de laranja. Levar ao fogo até atingir ponto de fio (105º C). Retirar do fogo e acrescentar os gomos de laranja.

2. Numa frigideira aquecer a calda e colocar os crepes dobrados como um triângulo. Flambar no momento de servir e decorar com os gomos de laranja.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

receitas para solteiros?????

estava eu, bela, a passear pela net - cheia de coisas pra fazer... - quando, no site da minha chef-instrutora lúcia soares ( http://www.boacomida.com.br/ ) cliquei no link de receitas e vi "RECEITAS PARA SOLTEIROS". como assim? eis a justificativa:


"'O prazer da mesa pertence a todas as épocas, todas as condições, todos os países e todos os dias; pode se associar a todos os outros prazeres, e é sempre o último para nos consolar da perda destes'.


Brillat-Savarin

Esta página é dedicada aos solteiros, pois sabemos das dificuldades de alguns em elaborar pratos rápidos e descomplicados".


hummmmm.


não sei.


será que é pra solteiros ou pra gente que, sei lá, não curte muito cozinha, ou tá naqueles dias de comida rápida e cama - pelo amor de Deus, miojo não! - ou tá atrás de uma comidinha fácil pra impressionar alguém...


enfim.


são muitos os motivos.


quando estreei o blog - sim, porque ele não foi simplesmente aberto - prometi colocar receitas fáceis numa linguagem comum a todos, e não só aos profissionais de cozinha. na hora que vi essa sacada da chef lúcia me caiu a ficha. estava tentando fazer como ela: facilitando a vida de um monte de amigos que querem comer uma comidinha legal em casa sem ter que ficar consultando um dicionário de gastronomês...

RECEITAS PRA SOLTEIROS...



legal. gostei.



TABULE


ingredientes:
½ xícara de trigo para quibe
1 cenoura pequena
1 cebola pequena
1 dente de alho socado
¼ de pimentão verde
¼ de pimentão amarelo
¼ de pimentão verde
azeitonas verdes
1 colher de sopa de hortelã fresco picado
2 colheres de sopa de azeite de oliva
sal e pimenta a gosto


modo de fazer:
lave o trigo e deixe escorrer bem. Rale a cenoura no ralador grosso, corte os pimentões em tirinhas, pique a cebola e as azeitonas e reserve. Numa frigideira, refogue o azeite com o alho socado, a cebola picada e a cenoura ralada. Junte o trigo escorrido e levemente espremido e vá mexendo até o tabule começar a soltar da frigideira. Retire do fogo e acrescente os pimentões e a hortelã, misture bem e sirva quente ou leve à geladeira.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

FRENCH TOAST




Ingredientes:
2 ovos ligeiramente batidos
1 pitada de sal
2 colheres de chá de açúcar (opcional)
6 colheres de sopa de leite
2 pães franceses
óleo para fritar
açúcar e canela à gosto (opcional)




modo de fazer:
Misture os ovos com o sal, o leite e o açúcar. Fatie os pães e embeba-os na mistura de ovos. Frite em óleo bem quente, passe-os no papel toalha e envolva-os com açúcar e canela. Ou, se preferir, sirva com geléia ou xarope de maple.



Receita chupinhada (com autorização!!!) do site da minha chef de confeitaria da facu, Lúcia Soares - http://www.boacomida.com.br/



CHICKEN PIE - TORTA DE FRANGO




Ingredientes: massa:
250g de gordura hidrogenada
500g de farinha de trigo
1 ovo
1/3 de xícara de água bem gelada
½ colher de sopa de sal
gema para pincelar


recheio:
300g de peito de frango cozido e desfiado
100g de manteiga
1 e ½ xícara de farinha de trigo
2 xícaras de caldo do frango
2 xícaras de água
sal
pimenta do reino
noz moscada
1 folha de louro
salsinha à gosto
1/3de xícara de cenoura cozida
¼ de xícara de ervilha (petit pois)


modo de fazer:


massa:
Junte tudo numa bacia, misturando muito bem. Cubra e deixe gelar por meia hora. Abra a metade da massa, usando um rolo de macarrão, coloque o recheio, cubra com a outra metade da massa e pincele com gema.


recheio:
Refogue a manteiga, junte a farinha de trigo e deixe dourar; acrescente os líquidos aos poucos mexendo muito bem. Junte o frango, a cenoura, a ervilha e a salsinha e deixe ferver. Desligue o fogo e deixe esfriar.

ROAST BEEF




Ingredientes:
1,5 kg de alcatra ou contra filé
fatias de bacon
3 cebolas pequenas
salsa
alecrim
louro
sal e pimenta do reino


modo de fazer:
Prepare a carne enrolando-a com as tiras de bacon e amarrando-a com um barbante. Coloque a carne em uma panela quente, sem nenhuma gordura e deixe dourar a gordura do bacon. Junte as cebolas, os outros temperos e 2 colheres de água. Tampe a panela, abaixe o fogo no mínimo, deixe cozinhar por 15 minutos. Vire a carne, coloque sal e pimenta do reino novamente, tampe e deixe por mais 10 minutos. Espete a carne com um garfo longo, se o suco sair rosado está pronto. O tempo de cozimento é normalmente de 10 minutos para cada 500g de carne. Sirva cortado em fatias finas.

olha a recetinha!!!!! SALADA DE ATUM

SALADA DE ATUM


Ingredientes:
3 cenouras pequenas cozidas, cortadas em rodelas grossas
200g de batatas cozidas, cortadas em cubos
200g de atum em conserva
2 ovos cozidos
100g de azeitonas pretas sem caroço
2 colheres de sopa de alcaparras
1 colher de sopa de salsinha picada
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
suco de um limão pequeno
sal pimenta do reino à gosto
folhas de alface

modo de fazer:
Forre uma saladeira com folhas de alface. Coloque as cenouras, as batatas, o atum, as azeitonas, os ovos cortados em quartos e as alcaparras sobre as folhas de alface. À parte, faça um molho com o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta do reino. Regue a salada com o molho, decore com a salsinha picada e sirva.

EVERYWHERE

estou à procura de um dono pra essa música...
enfim. chega de confidências. vamos à música:

Turn it inside out so I can see
The part of you that's drifting over me
And when I wake you're, you're never there
When I sleep you're, you're everywhere
You're everywhere
Just tell me how I got this far
Just tell me why you're here and who you are
Cuz everytime I look you're never there
And everytime I sleep you're always there
Cuz you're everywhere to me
And when I close my eyes it's you I see
You're everything I know that makes me believe
I'm not alone
I'm not alone
I recognize the way you make me feel
It's hard to think that you might not be real
I sense it now the water's getting deep
I try to wash the pain away from me (away from me)
Cuz you're everywhere to me
And when I close my eyes it's you I see
You're everything I know that makes me believe
I'm not alone
I'm not alone
I'm not alone
When I touch your hand
It's then I understand
The beauty lies within
It's now that we begin and
You always like my way
There never comes a day
No matter where I go
I always feel you so
Cuz you're everywhere to me
And when I close my eyes it's you I see
You're everything I know that makes me believe
I'm not alone
Cuz you're everywhere to me
And when I catch my breath it's you I breathe
You're everything I know that makes me believe
I'm not alone
You're in everyone I see
So tell me
Do you see me?

Everywhere - Em todos lugares

Vire ao contrário para que eu possa ver
A parte de você que está tomando conta de mim
E quando eu acordo você nunca está lá
Mas quando eu durmo, você está em todos os lugares
Você está em todos lugares
Só me diga como eu cheguei tão longe
Me diga por que você está aqui e quem é você
Porque sempre que eu olho
Você nunca está
Mas quando eu vou dormir
Você sempre está lá
Porque você está em todos os lugares pra mim
E quando eu fecho meus olhos, é você quem eu vejo
Você é tudo que eu conheçoque me faz acreditar
eu não estou sozinha eu não estou sozinha
Eu reconheço o jeito que você me faz sentir
É difícil acreditar queVocê pode não ser real
Eu sinto que a água está ficando funda
Eu tento lavar a dor
Para longe de mim
Porque você está em todos os lugares pra mim
E quando eu fecho meus olhos, é você quem eu vejo
Você é tudo que eu conheço
que me faz acreditar
eu não estou sozinha eu não estou sozinha
eu não estou sozinha
E quando eu toco sua mão
é aí que eu entendo
A beleza de tudo isso é agora que a gente começa
Você sempre ilumina meu caminho
Eu espero que nunca chegue um dia
Não importa onde eu vá eu sempre sinto você
Porque você está em todos os lugares pra mim
E quando eu fecho meus olhos é você quem eu vejo
Você é tudo que eu conheço que me faz acreditarque eu não estou sozinha
Porque você está em todos os lugares pra mim
E quando eu respiro
É você que eu respiro
Você é tudo que eu conheço que me faz acreditarque eu não estou sozinha
Você está em todo mundo que eu vejo
Então me diga
Você me vê?

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

dicionário - letra B

B

  • Baba-de-moça: Doce brasileiro feito de gemas de ovos e leite de coco, engrossados com calda de açúcar.
  • Banho maria: Cozinhar ou aquecer sem contato direto com o fogo, através de água quente, na qual se mergulha o recipiente onde está a preparação.
  • Bar Unidade de medida de pressão, correspondendo aproximadamente a uma pressão da água do mar a 10 m de profundidade. É utilizada para descrever a pressão de vinhos espumantes dentro da garrafa.
  • Batata rösti Prato típico da Suíça, originário de Berna, consistindo de batata crua ralada e depois frita em manteiga, na forma de uma panqueca aberta. O termo rösti refere-se também a produtos que, uma vez preparados, ficam dourados e crocantes.
  • Bater Misturar ingredientes, em movimentos rápidos, incorporando o ar, que vai aumentar o volume, com mudança de cor e consistência, através da fricção desses movimentos.
  • Bavarois Palavra francesa para creme gelado com gelatina.
  • Benishooga Gengibre em conserva avermelhado
  • Bioimpedância Método para se avaliar a porcentagem de gordura corporal, em que se utiliza a condução de uma corrente elétrica.
  • Bisque Sopa de crustáceos (lagosta, caranguejo, pitu etc.) preparada com um caldo feito com as carapaças, engrossado com creme de leite e servido com suas carnes. Utiliza-se vinho branco e conhaque entre seus ingredientes.
  • Blanquette Prato tradicional francês, consistindo num cozido de carnes (particularmente vitelo, mas também aves ou cordeiro, e às vezes peixes firmes e legumes) tendo como molho o caldo do cozimento enriquecido com creme de leite e gemas de ovos.
  • Blinchiki Crepe doce, recheado com diversos tipos de frutos ou cremes, que se utiliza como sobremesa Blinis Pequenas panquecas redondas originárias da Rússia, preparadas com farinha de trigo sarraceno e fermento, e servidas com creme azedo e caviar.
  • Borsch É a grande sopa invernal das regiões centrais e meridionais da Rússia. Serve-se com natas e ervas picadas
  • Botvinã As sopas frias à base de kvas como a botviniá e a okroshka são uma das particularidades mais típicas da cozinha nacional russa.
  • Bouillon Caldo do cozimento de carnes ou legumes que pode ser utilizado como base de cozimento de outros ingredientes, ou para o preparo de molhos. Designa também este caldo quando servido como um consommé.
  • Bouquet garni Expressão francesa para um pequeno amarrado geralmente de tomilho, louro, salsa, ou plantas aromáticas como manjericão, aipo e estragão.
  • Braga Bebida de cevada ou milho fermentada, espécie de cerveja suave.
  • Brandade Prato francês da região da Provence, a brandade de morue é um purê feito com bacalhau, alho, leite, creme de leite e azeite de oliva. Normalmente é servido com torradas, e às vezes com trufas negras picadas.
  • Branquear Ação de mergulhar os alimentos em água fervente por alguns minutos para o congelamento, tirar o amargor de algumas verduras, firmar o tecido de algumas miudezas (fígado, rins, etc) e retirar o sal de carnes em salmora.
  • Bresaola Carne bovina seca e curada com sal durante alguns meses. Cortada em finas fatias, normalmente é servida como antepasto (com azeite e limão) ou como recheio de sanduíches. Brodo Designação italiana para caldo obtido através do cozimento de carnes e legumes e, em alguns casos, apurados com vinho branco. O brodo é a alma de inúmeras preparações culinárias, espécie de base para sopas, molhos, cremes, risotos, etc.
  • Brunch - Junção das palavras breakfast e lunch, mistura de café da manhã atrasado e almoço adiantado. Refeição bastante substanciosa, criada pelos americanos, consumida entre as 10 e as 14 horas, misturando pratos das duas refeições.
  • Brunoise - Palavra francesa que designa uma mistura de vegetais finamente picados (geralmente em cubinhos) e lentamente refogados em manteiga. Serve para adicionar sabor a molhos, caldos e sopas.
  • Banho Maria - Colocar um alimento dentro de um recipiente que por sua vez é introduzido noutro, contendo água a ferver.
  • Bechamel - Também conhecido por molho branco.
  • Branquear - Introduzir um alimento em água a ferver e deixar ferver mais ou menos tempo, conforme a receita. Escorrer e passar imediatamente por água fria.