quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

participação brasileira no bocuse d'or 2009

chupinhado do site seu restaurante:

Considerado a “Copa do Mundo” da alta gastronomia, o concurso Bocuse d´Or, que acontece hoje e amanhã em Lyon, na França, conta mais uma vez com a presença de um brasileiro: o chef Mauro de Freitas Barros, do Hotel Intercontinental do Rio de Janeiro. Mauro foi classificado para a competição quando voltou do México, onde participou do Concurso Azteca e enfrentou 11 concorrentes da América Latina. Ele ficou em terceiro lugar, garantindo uma das três concorridas vagas para o mundial. Em Lyon, Mauro está competindo com 23 chefs de outros países.

A competição
O concurso acontece em duas baterias, com 12 participantes, uma a cada dia. Cada equipe tem 4 horas e 30 minutos para preparar receitas a base dos ingredientes-tema do concurso que variam a cada edição. O júri avalia quesitos como higiene, técnica, paladar e pontualidade e o resultado será anunciado ao fim do dia de amanhã, quando a última equipe apresenta suas receitas. Esse ano, os ingredientes-tema são, para o prato de peixe, o bacalhau fresco, as coquilles Saint-Jacques royales e os camarões selvagens da Noruega; e, para o prato de carne, o Aberdeen Angus Beef, gado de origem escocesa. Mauro, que vem treinando com a sua equipe desde o meio do ano o preparo de pratos com esses ingredientes, irá apresentar na competição o bacalhau com crosta de azeite e quindim de espinafre e o Filé Mignon à Moda D. Pedro, envolto em crosta de champignon e ervas, batata recheada com bochecha de boi e bacon, e costela com crosta de castanha de caju.

Equipe verde-e-amarela
Essa é a oitava participação do Brasil no concurso. Além de Mauro Freitas, também participarão a ajudante Manoela Leão (estudante de Gastronomia da Universidade Anhembi-Morumbi, minha facu!) , o chef francês David Joubert, capitão do time brasileiro, e o chef Marcelo Pinheiro, do InterContinental São Paulo, que representou o Brasil na última edição do Bocuse D’or, em 2007, e esse ano vai como jurado(LUXO TOTAL!).

Sobre o chef
O cearense Mauro Freitas tem 32 anos e mora no Rio de Janeiro há 13 anos. Ao chegar à cidade, começou a trabalhar no Intercontinental Rio como ajudante de cozinha. Já fez treinamentos nos hotéis da rede na Argentina e em São Paulo. Atualmente é subchef do hotel e responsável pela elaboração dos menus gastronômicos que o restaurante Alfredo di Roma oferece mensalmente. Durante os Jogos Pan-Americanos e Para-Panamericanos em 2007, realizados no Rio, Mauro foi chef da Vila Olímpica.

Sobre o Bocuse D’Or
Criado em 1987 por Paul Bocuse – eleito o Cuisinier du Siécle (cozinheiro do século) pelo guia Gault et Millau em 1989 – o Bocuse d´Or é organizado a cada dois anos na França. O concurso apresenta diversas culturas gastronômicas e serve de vitrine para novos talentos.

Um comentário:

Josy Marmello disse...

A nova "queridinha" da coordenação da Gastronomia? Será do tipo que vai desfilar de salto 15 pelos corredores?