sexta-feira, 25 de abril de 2008

gastronomia, amor e escolhas






lá vou eu, lá vou eu...
dessa vez, falando das escolhas, do amor à gastronomia, das renúncias, de como é difícil crescer...
há alguns dias atrás, antes de começar a trabalhar, minha filha ficou doente. começo de pneumonia. estava tendo garde manger na facu. ela precisou ficar no hospital. 1ª escolha: adiei o módulo - muito bom, com um chef melhor ainda! - e fui cuidar dela.
dois dias depois ela saiu. já está bem! me chamaram pra fazer a entrevista no hotel. teria que voltar a mesma rotina de deixá-la com a avó paterna. 2ª escolha: o trabalho.
não pense vocÊ que sou uma mãe desnaturada ou coisa do tipo. preciso viver, crescer. filhos são como pássaros: um dia batem asas e se vão. e eu? como ficaria numa situação dessas?
passo poucos momentos com ela. mas são momentos de muita qualidade. mais do que muitos pais e mães.
agora, a rotina casa-facu-trabalho-casa. isso está me matando! tá muito puxado!
fora que é tudo muito longe um do outro, não há tempo pra descanso, pro sono.
preciso mudar de casa. tô começando a pensar em arrumar emprego em outro lugar. só a facu que está bem.
qual será a próxima escolha? não sei.
fora que, nesse ritmo, não tenho vida social. baladas não dá. namoro certo também não. já reclamaram disso e descobri ser esse o motivo da última bota que tomei.
os homens reclamam muito. se a gente tem tempo d+, a gente cuida muito da vida deles, enche o saco. do contrário, se não temos tempo, deixamos os coitados carentes. aí eles vão lá, na maior cara de pau, e arrumam outra.
vai entender.
abafa o caso...






minha filha, isabela, ficou adoentada. pedi, inclusive, adiamento do módulo de garde manger pra poder cuidar melhor dela. depois, meus pais também tiveram problemas de saúde. precisaram cortar o sódio da vida quase que totalmente... pressão alta é foda!






por fim, meu novo trabalho. mandei um currículo pra um hotel próximo - teoricamente - de casa. fiz a entrevista... tô em período de experiência ainda. cheguei lá de boa, disposta a aprender um bocado. e, que bom, isso está acontecendo.






cozinha não é lugar pra gente sem amor pelo que faz. se for sem amor, não guenta o tranco, pára no começo. no meu primeiro dia montei o

quinta-feira, 10 de abril de 2008

ah, esse Gastronomês... dicionário - letra A

Um monte de gente tem problema com alguns termos técnicos que encontra em receitas de alguns desses novos chefs recém-formados que não se preocupam em "traduzir" algumas coisas pra facilitar a vida do ser humano.



Pois bem. Pensando nisso, vou deixar esse tópico sempre atualizado - com a ajuda dos companheiros leitores - para ninguém se sentir mais como um cozinheiro sem faca na hora de ler uma receita!


Perdoem-me, caros leitores! estou chupinhando de um site, ainda falta colorir as palavras-destaque... Paciência!!!! Mas mesmo assim vou deixar publicado pra consulta...


Vamos lá!



A

Al dente - Quando a massa já está cozida, mas ainda resiste ao dente. Pensa na massinha cozida mas que, quando você a parte, vê uma "linha branca" no meio.

Apurar - Deixar ferver para reduzir o líquido e concentrar o sabor.

À doré
Indica alimentos passados em farinha (pode ser mais de um tipo) e fritos, rasos ou imersos, em gordura quente.
À milanesa
Alimentos passados em farinha de trigo, ovo batido e em farinha de rosca (especificamente nesta seqüência) e fritos rasos em gordura quente.
Abafar
Técnica de cozimento em que os alimentos cozinham lentamente em panela previamente untada com óleo, que permanece tampada ao longo de todo o processo. Com isso, o alimento cozinha no próprio suco.
Abóbora
Nas regiões Norte e Nordeste do país é conhecida como jerimum e no Sul como moranga. A flor da abóbora, conhecida como cambuquira, é comestível.
Abocado
termo espanhol que indica vinhos ligeiramente doces
Abrir a massa
Estender a massa preparada com o rolo.
Absinto ou Losna
Erva que é usada como aromatizante, na preparação de certos licores (vermutes). Não é recomendada sua utilização contínua ou em excesso.
Absinto Russo
O mesmo que Estragão.
Absorção
As substâncias são sorvidas umas das outras.
Acaçá
É um creme feito à base de leite e farinha de arroz, que é servido como acompanhamento para alguns pratos típicos como o vatapá e o bobó de camarão.
Açafrão
De origem mediterrânea, é utilizado para dar cor amarelo-ouro a determinados pratos, como paellas, molhos, farofas, dobradinhas, carne de carneiro, sopas e risotos.
Açafrão-da-Terra ou Cúrcuma
É uma raiz aromática de sabor ligeiramente amargo, ideal para dar uma tonalidade amarela em diversos pratos. Muito utilizada em pratos da cozinha baiana, indiana e asiática.
Açaí
Fruto pequeno, redondo, de cor violeta. De sua polpa obtém-se o famoso "vinho de açaí", bebida popular na Amazônia e de grande valor nutritivo. A fruta é consumida pura ou tem a sua polpa misturada à farinha de mandioca, tapioca, ao peixe assado ou ao camarão seco. É muito usada ainda em sobremesas, sucos, vinhos, licores e sorvetes.
Acamar
sobrepor os alimentos (termo português).
Aceto
O mesmo que vinagre (termo italiano).
Aceto balsamico
Vinagre preparado com uvas maduras e envelhecido em barris de carvalho. Usado para temperar carnes, aves, peixes e em molhos (termo italiano).
Achiote
Urucum. Fruto do urucuzeiro, nativo da América Latina e de vasto uso na Índia, Ásia e Espanha. Sua substância corante (amarelo-laranja) é utilizada para tingir alimentos (como queijos e peixes defumados); seu fruto moído é usado como especiaria.
Acidificar
Juntar algum ácido, como vinagre ou suco de limão a um líquido, normalmente água.
Açorda
Prato português, espécie de papa ligeiramente elástica, feita de pão e freqüentemente também de ovo, e misturada com ingredientes como carne ou peixe (por exemplo, açorda de camarões).
Açúcar
Encontra-se de vários tipos. Comum: é o açúcar granulado comumente usado; cristal: apresenta-se sob a forma de cristais brancos ou coloridos, usados para recobrir docinhos e bolos;mascavo: é o açúcar não refinado, marrom-escuro, adoça menos, mas contém mais sais minerais; de confeiteiro: em pó finíssimo, usado para coberturas e glacês; baunilha: é uma espécie de açúcar cristal, um pouco mais fino e aromatizado com baunilha e usado em preparos que requeiram esta essência, mas aos quais não se pode juntar líquidos; açúcar em torrão: em forma de torrão, embrulhado em papel. Usado para adoçar chá ou café.
Açúcar invertido
Um açúcar simples, uma mistura de glicose e levulose, por exemplo, mel.
Açucarar
Colocar cobertura de açúcar de confeiteiro ou outra cobertura; "ice" também se refere a certos tipos de sobremesas geladas.
Adoçante
Substância não-nutritiva utilizada em pequenas quantidades para conferir sabor doce aos alimentos, substituindo o açúcar.
Aferventar
Submeter o alimento a uma rápida fervura, sem deixar que cozinhe.
Aguê
Tofu cortado em pedaços ou tiras e frito em óleo bem quente (culinária japonesa).
Aipim
O mesmo que mandioca ou macaxeira.
Aipo
Hortaliça de sabor marcante cujas folhas são utilizadas para temperar caldos ou sopas e seu talo pode ser consumido cru em saladas ou cozido em ensopados. Na Grécia antiga, era considerado sagrado e foi utilizado em emblemas de nobres.
Aipo marrom
Aromatiza o sal. Principalmente usado em pratos com ovos, aves, sucos de tomate, saladas de batata, atum e cozidos com carnes e vegetais.
Airela
Fruto de um arbusto de bosque, é uma baga de tamanho pequeno e de cor negra
Aji-no-moto
Glutamato monossódico (tempero japonês).
Al dente
Termo italiano que define o ponto de cozimento de massas, cereais (arroz) e hortaliças quando estas oferecem alguma resistência ao serem mordidas, apesar de estarem cozidas.
Albahaca
O mesmo que manjericão (termo espanhol).
Albume
o principal componente da clara de ovo.
Alcaparra
É o botão da flor de um arbusto nativo do Oriente, da região mediterrânea, hoje cultivado em muitas regiões quentes. De sabor acentuado, são utilizados em molhos, carnes, saladas, conserva de vinagre ou na salmoura e guarnições.
Alcarávia
O mesmo que cominho-armênio, kümmel ou cominho de pão.
Alecrim ou Rosmarinho
Com aroma forte e gosto adocicado e acentuado, o alecrim enriquece o sabor de sopas, carnes, aves, peixes, patês de fígado, saladas, molhos, ovos, mexidos, omeletes, ensopados e grelhados. Pode ser encontrado seco ou fresco. Nas carnes deve ser esfregado na superfície e, em aves, também por dentro.
Aletria
O mesmo que macarrão cabelo-de-anjo (termo indiano).
Alfavaca ou Basilicão
Erva cujas folhas são usadas como tempero em diversos pratos da cozinha italiana, saladas, tomates, ovos, queijos, peixes, milho, massas, molhos e como aromatizador de vinagres. A alfavaca tem um sabor adocicado e é muito parecida com o manjericão, embora suas folhas sejam mais graúdas. Origem brasileira.
Alheira
Embutido de origem portuguesa, preparado em geral com frango, coelho, porco e uma pasta de pão e alho.
Alheiras
embutido típico da cozinha portuguesa, as alheiras são feitas da mistura de várias carnes como coelho, frango ou porco, com uma pasta de pão temperada, e colocadas no fume depois de prontas.
Alho
empregado como condimento para todos os tipos de pratos. Membro aromático e forte da família da cebola. A quantidade utilizada depende do gosto individual. Excelente em molho de tomate, carne, peixe, aves, pão de alho. É comum ser utilizado em combinação com a cebola. EQUIVALÊNCIA: 1/8 de colher de chá de alho em pó ou granulado corresponde a aproximadamente 1 dente de alho.
Alho-poró
É uma hortaliça com sabor muito semelhante ao da cebola. Utiliza-se tanto o bulbo (parte mais branca) quanto as folhas. De sabor suave e levemente adocicado, é empregado em sopas, saladas, ensopados e quiches.
Alimentação equilibrada
Alimentação balanceada em nutrientes de acordo com as necessidades de cada pessoa.
Alimentos construtores
São aqueles responsáveis pela manutenção e crescimento do organismo, pela renovação de tecidos e células (proteínas).
Alimentos energéticos
Responsáveis pela energia do organismo (carboidratos).
Alimentos reguladores
Responsáveis pela regulação das atividades do organismo, garantindo seu bom funcionamento (água,fibras, sais minerais e vitaminas).
Allspice
O mesmo que pimenta da jamaica (termo inglês).
Alourar
Fritar o alimento, deixando-o dourado (termo português).
Alternar
Ordernar de forma intercalada dois ou mais ingredientes. Ex: leite e farinha ou farinha e clara.
Alume
Produto químico usado para tornar o picles crocante.
Amarena
Nome italiano de uma variedade de cereja de cor vermelho vivo e sabor bastante ácido, razão pela qual é utilizada principalmente na indústria, para confecção de conservas, xaropes e licores.
Amarrar
Ligar ou prender junto.
Amassar
Trabalhar a massa com um movimento de bater, espichar, dobrar e redobrar a massa em si mesma.
Ambariss
Nome árabe das bolinhas de coalhada seca conservadas em óleo ou azeite.
Amêijoa
Nome dado, em Portugal, a moluscos semelhantes ao vôngole e muito comuns nas águas do Atlântico e do Mediterrâneo.
Amido de milho
O amido refinado do milho, usado para engrossar pudins.
Amora-do-mato
Fruta nativa brasileira predominante das regiões Sudeste e Centro-Oeste. De sabor doce e ligeiramente ácido, cresce em cachos e é geralmente consumida ao natural ou usada em suco, geléia, doce em calda ou compota. Conhecida também como moranguinho.
Anchova
Um peixe pequeno, tipo arenque, geralmente enlatado em óleo bem temperado.
Andróide
Tipo de obesidade que ocorre predominantemente em homens, na qual os depósitos de gordura estão na parte abdominal.
Aneto
Também conhecida como endro ou dill, esta erva aromática pode também ser encontrada em sementes. Fresca, entra como condimento de vegetais, molhos e peixes -- como nas receitas escandinavas de salmão. Em grãos, o aneto é mais forte e utilizado em marinadas e picles.
Aneto, Dill ou Endro
Erva utilizada como aromatizador de licores, xaropes e vinagres. Como condimento em picles, molhos para pratos de peixe ou camarão, sopas e cremes, vinagre aromatizado, salada de batatas, molhos a base de maionese e iogurte, pães de ervas. É um tempero de cor verde brilhante, com aroma refrescante e sabor delicado. Pode ser encontrado fresco ou seco. Originário da Índia.
Angu
Prato, que segundo estudiosos, teria origem africana. O mais comum é à base de milho, parecido com uma polenta mole. Também pode denominar um purê de farinha de milho ou mandioca misturada com água ou leite e sal. Pode-se ainda prepará-lo como acompanhamento, quando a farinha é misturada ao caldo de peixe, de camarão ou de carne. Na tradicional culinária de Minas Gerais/Brasil, é preparado sem sal, herança dos tempos coloniais, quando o produto era caro e raro.
Anis-estrelados
Originário da China e mais utilizado na cozinha oriental, é uma pequena vagem marrom-escura em forma de estrela, com uma semente em cada ponta. Tem o mesmo óleo aromático do anis (com o qual não tem parentesco). É utilizado como especiaria em salgados e doces, e como aromatizante de chás.
Anorexia
Caracteriza-se por uma avaliação errada da própria imagem corporal e medo excessivo de engordar. Por isso, estabelece na pessoa uma recusa em se alimentar, acarretando diversos problemas de saúde.
Antepasto (antipasti)
São os pratos servidos como entrada ou aperitivo, antes da refeição principal (termo italiano).
Antropometria
São as técnicas de mensuração do corpo humano (peso corporal, IMC, prega cutânea, circunferência e diâmetro ósseo).
Ao ponto
O alimento que chegou ao ponto de cozimento. Referindo-se à carne, indica que está entre o bem-passado e o mal-passado.
Aoyagui (tipo de marisco desconhecido no Brasil)
São de concha fina, abaulada, de cerca de 8 centímetros, castanho-amarelada. Geralmente, são vendidos na concha, mas o ligamento que une a carne à concha é vendido separadamente por preços muito altos. A carne é usada em sashimi ou como ingrediente em pratos avinagrados (sunomono) e sushi.
Apurar
Reduzir um líquido através da ebulição até que chegue ao ponto ideal.
Aquavit
Bebida típica da Escandinávia, obtida pela destilação de cereais ou batata e aromatizada com especiarias, principalmente sementes de erva-doce.
Aquecer
Deixar em fogo brando até que o alimento esteja quente.
Árak
Típica bebida alcoólica árabe, destilada da tâmara ou da uva e aromatizada com aniz e outras especiarias. É consumida antes, durante e depois das refeições.
Aratu
Crustáceo comum no litoral brasileiro, principalmente nas regiões nordeste e sudeste, que lembra o siri, com patas avermelhadas e casco escuro. É muito usado em moquecas e ensopados.
Aromas
Essências odoríferas de várias plantas, usadas para dar sabor e perfume aos alimentos.
Aromatizar
Usar substâncias vegetais, de aroma penetrante, tais como baunilha, canela, casca de laranja, anis, hortelã, água de flôr de laranjeira, vinho do porto, licores, etc.
Arrepiar
Esfregar um peixe com sal no sentido contrário ao das escamas (termo português).
Arroz italiano ou Arbóreo
É uma variedade de arroz italiano, tradicionalmente utilizado para se preparar risotos, pois, após cozido, sua consistência fica tenra, "al dente" e cremosa, não se dissolve. De grão duro e consistente.
Arroz parboilizado
É um arroz processado em vapor de alta pressão. O grão cozido fica macio sem perder os nutrientes.
Asari (berbigão ou vôngole)
São mariscos com conchas abauladas de cerca de 4 centímetros, acinzentadas e malhadas ou pitadas. São usados em missô-shiru, dentro das próprias conchinhas, ou cozidos no saquê. Fora das conchas, são usados no nutá (um acompanhamento de mariscos com wakame, cebolinha verde e molho de missô e vinagre), zossui (um mingau de arroz e legumes) e no nabemono (pratos preparados à mesa).
Aspic
Gelatina salgada feita com caldo de carne, peixe ou legumes, normalmente clarificados para darem um aspecto transparente. O aspic pode ser um prato, com recheios; pode servir para recobrir carnes, peixes e aves; ou para acompanhá-los, picado em cubinhos.
Assa-fétida
Planta da família das umbelíferas, de cheiro nauseante (Ferula assafaetida), muito utilizada na culinária vegetariana.
Assado de panela
Cozinhar um pedaço grande de carne refogando ou guisando.
Assar
Expor o alimento ao calor até ficar cozido e tostado. Cozinhar através de calor indireto, geralmente num forno.
Assar às cegas
Assar uma massa de torta sem recheio. Faça pregas nas bordas a gosto. Com um garfo faça marcas em intervalos de 2,3 cm. Asse em forno pré-aquecido a 220ºc por 10 a 12 minutos ou até dourar. Deixe esfriar antes de colocar o recheio.
Au jus
O molho natural da carne assada (termo francês).
Azedinha
Utilizada na cozinha egípcia e muito consumida pelos faraós. Existem dois tipos de azedinha comestíveis: a francesa e a jardim. Podem ser consumidas cruas, em saladas, ou cozidas, em refogados, sopas e peixes.
Azeite doce
Expressão usada em muitas receitas brasileiras para o azeite de oliva da mais pura origem portuguesa.
Azeite-de-dendê
É o óleo extraído dos frutos da palmeira. É ingrediente indispensável na culinária baiana. O mais correto seria chamá-lo de óleo.
A' la' carte
Francês - "de acordo com o cardápio".
A' la' mode
"Na moda", significa uma certa maneira de servir um prato, por exemplo, torta ou assado.
A' la' niçoise
A expressão, que significa "à moda de Nice" (cidade da Riviera francesa), designa a preparação de pratos quentes ou frios que contêm tomates picados e salteados em azeite de oliva com alho, alcaparras, anchovas e azeitonas pretas.
A' la' provençale
Termo que designa pratos preparados à moda da Provence, região do sul da França. Azeite de oliva e alho são 2 dos ingredientes mais comuns nestes pratos, que podem ter também legumes como tomates, cebolas e berinjelas.

que fome... e a apresentação do trabalho

Novamente no 2º andar... Dessa vez, só pra vagabundar mesmo...

Hoje foi a apresentação do trabalho de conclusão do módulo "planejamento do espaço físico", com a Profª Renata Monteiro. Excelente profissional! Realmente, a Universidade se preocupa em contratar os melhores pra lecionar pra gente.


Pois é isso que faz da Anhembi uma das melhores em Gastronomia...


A apresentação foi boa. Falamos da estrutura física da "Real Food", que é uma empresa que trabalha com cozinha transportada.


A coisa ruim dessas aulas na sala é o fato de não rolar um petisco - almoço, vai - no final... Não precisa ser que nem esse "Banquete dos Deuses", mas... Um chá com biscoitos já salvava a lavoura...

Banquete dos Deuses - Frans Floris, 1550

Aliás, que banquete é esse, né?
Todo mundo peladão, batendo um papo-cabeça... Papo-cabeça... Sei.
Já tô imaginando o povo da minha sala nessa paradinha aí...
Ê, laiá!
(coloquei essa figura mesmo só pra descontrair...)






Não vá você pensar que estou fazendo propaganda da Universidade! É que esse curso está sento tão significante pra mim... Finalmente estou fazendo algo que me dá prazer! Hummmmm... Prazer...
As fotos abaixo são da cozinha de demonstração. Olha que lolô!
De verdade, estou me realizando...

quarta-feira, 9 de abril de 2008

desde às 7h da manhã na facu...


Lógico que tô vagabundando um pouco.



Descobri só hoje como colocar fotos e etc nos posts, pesquisei fotos legais...



Estou aqui no lab do 2º andar do meu campus, com a Kelly - parceira de panelas e de perrengues - fazendo o bendito trabalho de "planejamento do espaço físico". É uma matéria bastante interessante, pelo menos eu achei. dá base pra gente, junto com um engenheiro/arquiteto, fazer a planta do nosso restaurante...



Falando em engenheiro/arquiteto, ainda não entendi muito bem a diferença entre ambos. Que tem eu sei. É o mesmo que comparar gastronomia com nutrição. Aliás, não vou voltar a falar desses profissionais por enquanto. Tive duas professoras muito legais da área - Andyara Lena e Vera - que merecem respeito. Não gosto desse povinho que fica entrando na nossa cozinha vestidinho de chefinho pra ficar dando moralzinha como se fosse discípulo do Bocuse. Aliás, acho até melhor cada um ir procurar sua turma...


Abafa.


Eu curto matéria teórica, mas... Ultimamente tô tão na vibe "cozinha" que, quando eu subo pra sala me sinto estranha...


Enfim. Vou ajudar a Kelly aqui em algumas coisas.


Amanhã tem mais!




"Every breath you take" e o bechamel do chef mauricio


"Every breath you take"
(A Cada Suspiro Seu)
The Police


A cada suspiro seu
A cada movimento que você fizer
A cada elo que você quebrar
A cada passo que você der
Eu estarei observando você
A cada dia
A cada palavra que você falar
A cada jogo que você brincar
A cada noite que você ficar
Eu estarei observando você
Oh, não pode ver
Que você pertence a mim?
Meu pobre coração dói
A cada passo seu
A cada movimento que você fizer
A cada promessa que você quebrar
A cada sorriso que você fingir
A cada pedido que você fizer
Eu estarei observando você
Desde que você se foi eu estive perdido sem uma pista
Eu sonho à noite e só consigo ver o seu rosto
Eu olho ao redor mas você eu não posso substituir
Sinto-me com tanto frio e eu desejo seu abraço
Eu continuo aqui chorando, baby, baby, por favor
Oh, você não pode ver
Que você pertence a mim?
Meu pobre coração dói
A cada passo seu
A cada movimento que você fizer
A cada promessa que você quebrar
A cada sorriso que você fingir
A cada pedido que você fizer
Eu estarei observando você
A cada movimento que você fizer
A cada passo que você der
Eu estarei observando você

Every breath you take
Every move you make
Every bond you break
Every step you take
I'll be watching you
Every single day
Every word you say
Every game you play
Every night you stay
I'll be watching you
O can't you see
You belong to me
How my poor heart aches
With every step you take
Every move you make
Every vow you break
Every smile you fake
Every claim you stake
I'll be watching you
Since you've gone I been lost without a trace
I dream at night I can only see your face
I look around but it's you I can't replace
I feel so cold and I long for your embrace
I keep crying baby, baby, please
O can't you see
You belong to me
How my poor heart aches
With every step you take
Every move you make
Every vow you break
Every smile you fake
Every claim you stake
I'll be watching you
Every move you make
Every step you take
I'll be watching you


e a receita de hoje é...














MOLHO BECHAMEL (MOLHO BRANCO)

INGREDIENTES:
2 xícaras de leite
1 cebola pérola
3 cravos
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal e pimenta do reino branca a gosto

40min
4 porções

MODO DE PREPARO:
Prepare a "cebola piquet": faça um corte no meio da cebola descascada, coloque a folha de louro nesse corte e espete os cravos. Ferva o leite com essa cebola, para agregar sabores. Deixe esfriar.
Derreta a manteiga e, ainda no calor do fogo, junte a farinha e mexa até obter uma pasta homogênea. Cuidado para não escurecer essa mistura que chamamos de roux (lê-se ru).
Aos poucos, acrescente o leite e bata constantemente com um batedor - fuet - para não empelotar.
Deixe cozinhar por alguns minutos, até que perca o gosto de farinha e dê uma encorpada, e tempere com sal e pimenta.

terça-feira, 8 de abril de 2008

"as rosas não falam" e um pudim de leite condensado



hoje só tô a fim mesmo de postar uma letrinha.
nostálgica? pode ser.
nostálgica e profunda, como o primeiro corte que fiz na mão na aula do chef mauricio, meu mestre...




As Rosas Não Falam
Cartola

Bate outra vez,
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão
Enfim.
Volto ao jardim
Na certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar
Para mim
Queixo-me às rosas
Mas que bobagem, as rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ai
Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E quem sabe sonhavas os meus sonhos
Por mim...

e, só pra não fugir da regra, a receitinha do dia:


PUDIM DE LEITE CONDENSADO

Ingredientes:
2 lata de leite condensado
a mesma medida de leite comum
5 ovos

Calda :
1 xícara de água
2 xícaras de açúcar refinado

Preparo da calda :
Misture o açúcar refinado com a água e leve no fogo sem mexer, até ficar com cor de guaraná.
Coloque em forma de buraco no meio e mexa a forma até caramelizá-la por igual.
Espere a calda ficar em temperatura ambiente.
Caso contrario, a temperatura da calda poderá talhar o pudim.

Pudim:
Passe os ovos pela peneira.
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Despeje o pudim na forma já caramelizada.
Leve ao forno quente em banho maria.
Faça um teste, colocando um palito no centro da massa.
Espere esfriar.
Leve à geladeira e desenforme depois de frio.
Dica:
Para você conseguir um pudim com bastantes furinhos, leve ao forno em banho-maria com a água já quente e deixe cozinhar bastante tempo. Quanto mais tempo cozinhar, mais furinhos terá.

(do bem feitinho: http://tvtem.globo.com/culinaria/receita.asp?EditoriaID=30&codigo=1413)

sábado, 5 de abril de 2008

you got it + bife à parmegiana

roy orbison:

"Anything you want, you got it"
Tudo que você quer, você consegue

"YOU GOT IT"
ROY ORBISON


Every time I look into your loving eyes
Cada vez que olho dentro de seus doces olhos
I see a love that money just can't buy
Eu vejo um amor que o dinheiro não pode comprar
One look from you
Com um olhar de você
I drift away
Eu sou levado para longe
I pray then you are here to stay
Eu rezo então você vem aqui para ficar
Anything you want, you got it
Tudo que você quer, você consegue
Anything you need, you got it
Tudo que você precisa, você consegue
Anything at all, you got it
Tudo em absoluto, você consegue
Baby
Every time I hold you
Toda vez que eu lhe abraço
I begin to understand
Eu começo a entender
Everything about you tells me I'm your man
Tudo a seu respeito me diz que sou seu homem
I live my life to be with you
Eu vivo minha vida para estar com você
No one can do the things you do
Ninguém pode fazer as coisas que você faz
Anything you want, you got it
Tudo que você quer, você consegue
Anything you need, you got it
Tudo que você precisa, você consegue
Anything at all, you got it
Tudo em absoluto, você consegue
Baby
I'm glad to give my love to you
Estou agradecido por dar meu amor para você
I know you feel the way I do
Eu sei que você sente do jeito que eu sinto
Anything you want, you got it
Tudo que você quer, você consegue
Anything you need, you got it
Tudo que você precisa, você consegue
Anything at all, you got it
Tudo em absoluto, você consegue
Baby

e a receitinha do dia é...

Bife à parmegiana

Ingredientes:
3 colheres de sopa de óleo
1 cebola média picada
1 dente de alho amassado
2 latas de molho de tomate
1 colher de chá de orégano
1 pitada de pimenta
1 colher de sopa de salsinha picada
1/2 xícara de parmesão ralado
1/2 xícara de farinha de rosca
6 fatias de vitela cortadas (como essa é uma carne cara, pode ser aquela que você usa pra fazer aquele bifinho esperto de domingo)
1 ovo ligeiramente batido
1/4 de xícara de óleo
250 g de queijo mussarela
2 colheres de queijo ralado

Modo de Preparo:
Aqueça o óleo ou gordura numa panela e adicione a cebola e o alho até que dourem.
Junte o molho de tomate, a água, o orégano, a pimenta e a salsinha.
Tampe e cozinhe lentamente durante 10 minutos.
Misture 1/2 xícara de queijo parmesão e a farinha de rosca.
Passe os bifes no ovo batido e depois na mistura de queijo e farinha de rosca.
Aqueça duas colheres (sopa) de gordura numa panela e frite os bifes até dourarem.
Despeje metade do molho de tomate numa forma refratária.
Corte a mozzarella em 6 fatias grossas e coloque-as alternadamente com os bifes na fôrma. Cubra com o molho restante, salpique com as 2 colheres (sopa) de queijo parmesão.
Asse em forno moderado durante 25 minutos ou até que o molho esteja borbulhando e o queijo ligeiramente derretido.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

brownie, batatas fritas, dietas hospitalares e o sorriso mais lindo do 1º semestre...

hoje minha aula foi mais sussa do que na terça. terça tava tudo tão doido, bagunçado, a gente sem plano de ataque, a regiane pondo a colher na boca e na panela, a "creusa" quase tendo um ataque...

hoje, não.

a produção foi pesada. um grupo de 5 fez 6 produções, desde entradas fria e quente até a sobremesa.

na cozinha do "grande" teve sorvete, acho. na do "pierce" eu não sei. aliás, ele não pára na cozinha dele! eu não quero nem mereço um cara assim na minha vida!!! e na 1ª série, como costumo dizer, batata frita.

tenho alguns amiguinhos muito fofinhos lá. o japonês - que eu acho que se chama carlos -, o puto da república - que é um menino da boca muito suja, que vive falando pornografias pra mim e pra creusa - e o cristiano. esse último é o mais fofinho dos três. educado, arrumadinho, o sorriso mais lindo do 1º semestre.

combinamos que eu ia lá comer batata frita. fui uma vez, não tava pronta. na segunda, tinha queimado... ainda bem que eu comi bem na minha cozinha... kkkkkkkkkk

esses meninos, quando se mentem a brincar de comidinha...

beleza. já saí no lucro com o sorriso do cris.

ele é um fofo. ponto.

a gente (kelly e eu) até fez uma média lá fora - coisa que até outro dia era raríssimo - pra conversar com ele! aí um mocinho deixou uma quentinha com brownie, a gente ficou comendo e conversando... aliás, percebi nos olhos dele uma coisa tão especial, sabe? pode até ser coisa da minha cabeça, ou não. sei lá. canceriano é cheio de tentar ler a alma dos outros nos olhos. eu não podia ser diferente! teve um momento que me peguei olhando pra ele... aquela carinha de amor da vida da gente... me deu uma vontade de beijá-lo ali mesmo! aí eu lembrei onde estávamos, pensei nas censuras da krewsa, na exposição a que me submeteria... e se ele não quisesse aquele beijo? com que cara eu ia ficar?

melhor manter um possível bom amigo...

é legal fazer amizadinha com o povo das outras cozinhas. a gente brinca, conversa, ri e o melhor: não fica sozinha com cara de tacho quando a amiga falta... e, ainda por cima, fica mais próxima de tanta gente legal que talvez nem conheceria...

e a letrinha de hoje...

"INCONSOLABLE"

BACKSTREET BOYS

I close the door
Like so many times, so many times before
Felt like a scene on the cutting room floor
When I let you walk away tonight
Without a word
I try to sleep, yeah
But the clock is stuck on thoughts of you and me
A thousand more regrets unraveling, ohh
If you were here right now, I swear,
I'd tell you this
Refrão:
Baby I don't want to waste another day
Keeping it inside it's killing me
Cause all i ever want, it comes right down to you
I'm wishing I could find the words to say
Baby I would tell you every time you leave
I'm inconsolable
I climb the walls
I can see the edge but I can't take the fall, no.
I've memorized the number
So why can't I make the call?
Maybe 'cause I know you'll always be with me
In the possibility
Refrão:
Baby I don't want to waste another day
Keeping it inside it's killing me
Cause all I ever want, it comes right down to you
I'm wishing I could find the words to say
Baby I would tell you every time you leave
I'm inconsolable
I don't want to be like this,
I just want to let you know,
Everything that I'm holding,
Is everything I can't let go, can't let go.
Refrão:
Baby I don't want to waste another day
Keeping it inside it's killing me
Cause all I ever want, it comes right down to you
I'm wishing I could find the words to say
Baby I would tell you every time you leave
I'm inconsolable
Don't you know it baby
I don't want to waste another day
I'm wishing I could find the words to say
Baby I would tell you every time you leave
I'm inconsolable


TRADUÇÃO

Eu fecho a porta
Como tantas vezes, como tantas vezes antes
Parecia uma cena no chão da sala de edição
Quanto eu te deixei ir embora esta noite
Sem dizer nada
Eu tento dormir, sim
Mas o relógio está parado em pensamentos sobre você e eu
Mais mil arrependimentos se desenrolando, sim
Se você estivesse aqui agora, eu juro,
Eu te diria isso
Refrão:
Querida, eu não quero desperdiçar outro dia
Guardando isso dentro de mim está me matando
Porque tudo o que eu quero, só tem a ver com você
Eu gostaria de poder encontrar as palavras para dizer
Querida, eu te diria toda vez que você partisse
Eu estou inconsolável
Eu subo pelas paredes
Eu vejo a beira do abismo e não consigo pular
Eu memorizei o número
Então por que eu não consigo fazer a ligação?
Talvez porque eu saiba que você sempre estará comigo
Na possibilidade
Refrão
Eu não quero ficar assim
Eu só quero que você saiba
Tudo o que estou segurando
É tudo o que eu não posso abandonar, não posso abandonar
Refrão
Você não sabe, querida?
Eu não quero desperdiçar outro dia
Eu gostaria de poder encontrar as palavras para dizer
Querida, eu te diria toda vez que você partisse
Eu estou inconsolável

quarta-feira, 2 de abril de 2008

risotto de rã

eu era bem preconceituosa com relação à rã.
cá pra nós: ô bichinho nojento!!!!
mas como é gostoso!




ingredientes
1 xícara de riso arbóreo - tipo especial de arroz pra risotto
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
80 gr manteiga integral
1 cálice de vinho branco seco
2 rãs cozidas e desfiadas
1 litros de caldo de rã, feito com as "aparas"*(restos. habituem-se ao vocabulário!!!)
farinha de trigo para empanar as perninhas da rã
oléo para fritar as perninhas.
sal e pimenta a gosto.

Limpe a rã, separe as perninhas e algumas partes macias.
Coloque o que sobrou das rãs numa panela com água e deixe ferver.
Quando começar a fervura, acrescente 100 gr de cebola, 50 gr de cenoura e 50 gr de salsão, para saborizar o caldo.
Sue a cebola na manteiga.
Acrescente o arroz, envolvendo-o completamente na manteiga.
Acrescente o vinho. Reduza a metade mexendo bem para soltar o amido do arroz, deixando-o cremoso.
adicione aos poucos o caldo de rã ,mexendo sempre e devagar, até dar o ponto ao dente.
Coloque os pedacinhos macios da rã picadinhos e suados num pouco de manteiga e o dente de alho e, epois de cozido e o fogo desligado, acrescentar o restante da manteiga gelada.
Opcional:acrescentar também queijoparmesão e tomilho fresco.
Empane as perninhas de rã com pouca farinha, retirando os excessos e frite em oléo até que fiquem douradas.